English

 

Esta página é uma colecção de links para as minhas próprias páginas na “Pine Tree Web” e para outras páginas relacionadas com o Escutismo. O conteúdo é centrado nos meus interesses particulares no Escutismo, os quais incluem: a vida do Fundador, Lord Baden-Powell of Gilwell, a heranças, história e tradições do Escutismo, formação de dirigentes, e Escutismo Internacional, com interesse particular para o Escutismo na Europa de Leste e Rússia.

As minhas páginas foram compiladas com o título de “Pine Tree Web” para juntar diversos temas e para reconhecer a ligação do autor a um empreendimento Escutista, o Pine Tree Camp, que tem um significado especial na sua própria experiência Escutista.

 

Spanish Home Page en Español Portuguese Home Page
em Português
German Home Page
Auf Deutsch

Pine Tree Web Scouting Links

Robert Baden-Powell, Fundador do Movimento Escutista Mundial, Escuteiro-Chefe Mundial. Uma página sobre o fundador. Links relacionados com Baden-Powell aqui no Pine Tree Web e noutros lados. Indice em texto apenas.
A frase “Este pequeno lugar, que no espaço de algumas semanas, saltou da obscuridade para a fama…” abre a história do Cerco de Mafeking, de Sir Artur Conan Doyle. Autor dos mistérios de Sherlock Holmes, Conan Doyle proporciona um excelente relato contemporâneo sobre o cerco e a sua história, em A Grande Guerra dos Boeres: Um registo de dois anos, 1899-1901.
Distintivos dos Países membros da Organização Mundial do Movimento Escutista. Adaptado do “World Scouting-Scoutisme” publicado pela OMME em 1985. São ilustrados os Distintivos de mais de 170 organizações e associações. 
Publicado no fim do primeiro ano da guerra, Com a Bandeira para Pretória (With the Flag to Pretoria), de H. W. Wilson, dedica partes de 3 capítulos ao Cerco e Libertação de Mafeking.Ilustrado maioritariamente com fotografias e desenhos autênticos feitos na África do Sul“, inclui algumas fotografias raras de Baden-Powell. 
Foi com o Cerco e Defesa de Mafeking, durante a guerra na sul-africana (Anglo-Boer), que Baden-Powell ganhou nome e pela primeira vez teve reconhecimento público. 1999 marca o início do Centenário da Guerra. Desenvolvido nesse sentido, Perspectivas da Guerra Sul-Africana proporciona um conjunto de links para recursos originais e contemporânos sobre a Guerra Sul-Africana.
“O Punhal” é um dos meus números de Fogo de Conselho favoritos. A peça original foi escrita por Bill Hillcourt e apareceu pela primeira vez no Auxiliar do Fogo de Conselho para Acampamentos de Escuteiros (Camp Fire Helps for Boy Scout Camps), na Biblioteca dos Boy Scouts of America, Segunda Série, 1928.
Galeria de Fotografias de Baden-Powell. Uma colecção de fotografias de Baden-Powell, com destaque para as suas “duas vidas”, como Oficial de carreira no Exército Britânico e como Fundador do Movimento Escutista. Índice em texto apenas.
A Biblioteca Baden-Powell. Uma selecção de excertos das obras de Baden-Powell e de obras relacionadas com a sua vida e carreira. Índice em texto apenas.
link-paintings.jpg (3370 bytes) Paintings by Baden-Powell. Pinturas por Baden-Powell. B-P era um artista consumado, sendo a maioria das suas obras publicadas ilustradas com os seus próprios desenhos e, nalguns casos, com pinturas a cores. Os seus blocos de apontamentos, diários e cartas, dizem estar cheios de desenhos a tinta ou a lápis e aguarela. Aqui aparece uma pequena colecção de ilustrações das suas pinturas a aguarela, recolhidas de inúmeras fontes.
Lições da Universidade da Vida, de Baden-Powell, é a sua mais completa autobiografia. Aqui ele apresenta histórias interessantes e agradáveis das suas "duas vidas" no Exército e no Escutismo.
link-1937-nj1.jpg (2557 bytes) O Primeiro Jamboree Nacional foi realizado em Washington de 30 de Junho a 9 de Julho, com o convite do Presidente Roosevelt, e no qual participaram 27.232 pessoas reprentando 536 zonas. Esta página apresenta mais de 100 fotografias, vistas aéreas, mapas e artigos, consituindo um centro de recursos único sobre a história dos Jamborees e este momento significativo na história dos Boy Scouts of America.
link-1920-jamboree.jpg (2280 bytes) O Livro do Jamboree, 1920 foi publicado pela Associação de Escuteiros (Reino Unido) para comemorar o sucesso do Primeiro Jamboree Mundial no Olympia, em Londres, no verão de 1920. Apresenta um registo da preparação das actividades e da realização destas durante o Jamboree, juntamente com uma rica colecção de fotografias pouco divulgadas deste importante marco do Escutismo.
link-1929wj2.jpg (2393 bytes) O Jamboree Mundial de Escuteiros 1929. O The Times of London faz uma reportagem no 3º Jamboree Mundial no Arrowe Park, Birkenhead, Inglaterra. Uma cobertura diária com mais de 40 fotografias das páginas do The Times.
link-1929wj2.jpg (2393 bytes) O Livro do Jamboree: Escuteiros Americanos no Terceiro Jamboree Mundial é um registo oficial dos Boy Scouts of America sobre a sua participação no 3º Jamboree Mundial no Arrowe Park em 1929. Foi escrito por 15 Escuteiros e editado com um prefácio de James E. West, Escuteiro-Chefe Executivo.
link-1933-small.jpg (2999 bytes) O Livro do Jamboree de 1933 é a história da participação Americana no 4º Jamboree Mundial. Foi escrito por James E. West, Escuteiro-Chefe Executivo, e William Hillcourt, sendo publicado em 1933. Continuou a série começada com a publicação do O Livro do Jamboree após o 3º Jamboree Mundial em 1929.
link-1937-home.jpg (2349 bytes) “Agora chegou a altura de dizer adeus…” Último Jamboree de Baden-Powell, o 5º Jamboree Mundial em Vogelenzang, Holanda, 1937. Do Jamborees Nacionais e Mundiais em Fotografias, publicado pelos Boy Scouts of America em 1937.
Baden-Powell nos Jamborees Mundiais. Fotografias e histórias dos Jamborees Mundiais: Londres (1920), Dinamarca (1924), Arrowe Park (1929), Hungria (1933) e Holanda (1937).
link-bp-nyeri.jpg (3098 bytes) Pinturas de Aves e Animais em África de Baden-Powell, 1938. Uma colecção de histórias sobre a casa de B-P em Niery, um livro ilustrado com uma série de maravilhosas pinturas de paisagens na casa de B-P em Paxtu, bem como em seu redor.
B-P: A História da Sua Vida, de E. E. Reynolds, é uma valiosa fonte de informações biográficas sobre B-P. É uma de diversas obras de E. E. Reynolds documentando a vida do Escuteiro-Chefe Mundial e dos primeiros anos do Movimento Escutista.
link-ee-cover-small.jpg (3447 bytes) Escuteiros, de E. E. Reynolds. Esta curta história do Escutismo conta os primeiros anos do Movimento, as suas origens e crescimento, as suas actividades principais, conquistas e objectivos. Reynolds foi o Editor do The Scouter e um biógrafo de Baden-Powell.
link-calgaric2.jpg (3012 bytes) O Cruzeiro do Calgaric, relata a história do cruzeiro de 1933 às nações do Báltico, de Baden-Powell e sua mulher, e um contingente de 650 Guias e Escuteiros. Este "Cruzeiro da Paz" levou-os da Inglaterra para a Holanda, Polónia, Lituânia, Letónia, Estónia, Finlândia, Suécia, Noruega e de regresso a casa. Palavras e fotografias do cruzeiro proporcionam uma imagem rara do Escutismo nestes países antes da Segunda Guerra Mundial.
Memórias da Índia, de Baden-Powell. Uma colecção de histórias dos diários de B-P e das cartas enviadas para casa. Capítulos da Guerra do Afeganistão e depois do fim da guerra, e escaramuças na fronteira do Noroeste. Estas histórias estão cheias das personalidade de B-P, e mostram o espírito algo aventureiro do Escuteiro-Chefe nos seus primeiros anos no exército.
O Flautista da Paz: A História da Vida de Sir Robert Baden-Powell, de Eileen K. Wade. A secretária confidencial e assistente administrativa escreveu esta biografia em 1924. Mostra muitos excertos dos diários de B-P. Os capítulos de 7 a 12 cobrem o período de 1889 a 1904, incluindo o serviço de B-P na Suazilândia, as Campanhas Ashanti e Matabele, a Guerra Sul Africana e a organização do Corpo de Polícia da África do Sul.
A Canhota, de Hilary St. George Saunders, conta a história do Movimento Escutista durante a Segunda Guerra Mundial, de 1939 a 1945. É uma história de bravura e dedicação pelo dever, e pode ser lido mundialmente por qualquer Escuteiro que queira perceber melhor o desafio da Promessa e Lei do Escuteiro.
Escutismo com um Lenço é um panfleto maravilhoso, escrito pelo Comodoro W. E. Longfellow para a Bilioteca Escutista em 1927. Descreve em detalhe a história, a etiqueta e as aplicações práticas para o Lenço do Escuteiro.
Formação de Dirigentes: História, Teoria e Recursos, com links para páginas sobre formação de dirigentes na Pine Tree Web, incluindo Insígnia de Madeira, a Junior Leader Training Conference, e a teoria e história do desenvolvimento da liderança.
Escutismo é um Jogo com um Propósito, pensamentos para levar os valores do Escutismo à juventude. Materiais de referência sobre desenvolvimento ético, valores, o processo de reflexão, resolução de problemas, e recursos para Chefes.
Estás a Fazer Passar a Promessa? Os resultados dos inquéritos dos BSA entre 1992 e 1993 são recursos valiosos para qualquer Chefe que procure as chaves do sucesso em fazer passar a Promessa Escutista aos seus Escuteiros.
Crónica do Escutismo na Europa de Leste & Rússia. Com a queda do Comunismo na Europa de Leste e Rússia, o Escutismo regressou a muitos sítios onde tinha já criado raízes. Estas páginas mostram o retorno de antigos membros e adesão de novos membros à Organização Mundial do Movimento Escutista.

A Organização Nacional dos Escuteiros Russos (N.O.R.S.) retoma tradições do Escutismo Russo desde a sua fundação em 1909, o seu exílio da Rússia, até aos dias de hoje. Este site oficial regista a história do Escutismo Russo desde os seus primórdios.

O Veado Branco: uma Herança Especial, explora as ligações entre uma Lenda Húngara e a Formação de Chefes nos Boy Scouts of America.
Outros Links Escutistas, incluindo a Organização Mundial do Movimento Escutista (WOSM-World Organization of the Scout Movement), algumas Associações Escutistas nacionais e alguns dos maiores centros de recuros Escutistas na Internet.
Escutismo Internacional. A organização do Secretariado Mundial e a Divisão Internacional dos Boy Scouts of America; a história do Distintivo Mundial; e links para a história da filiação na Organização Mundial com listas dos Membros Fundadores, países onde o Escutismo foi banido, e Associações Nacionais que retornam à Organização Mundial depois do colapso da União Soviética.
A Referência Escutista Mundial: InterNETional Scouting Page é claramente o ponto de partida para qualquer navegação no Escutismo na Internet.
Índice da Pine Tree Web: links para mais de 800 páginas na Pine Tree Web 
(última revisão em 14 de Novembro de 1998).
Recursos do Pine Tree Camp. Uma colecção de links para materiais para a Junior Leader Training Conference (JLTC). Incluem: O Livro das Citações da Pine Tree (agora totalizando mais de 200 citações sobre chefia, Escutismo e a vida); Vésperas do Pine Tree Camp, o Scouts’ Own; Recursos para Avaliação na JLTC; excertos do Chefia de Patrulhas e Grupos, um manual de 1972 sobre formação de chefias.
O que há de novo na Pine Tree Web
Corpo Nacional de Escutas-Escutismo Catolico Portugues (CNE)
Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP)
União dos Escoteiros do Brasil (UEB)

Procurar na Pine Tree Web
PicoSearch

Sobre o Pine Tree Camp

Esta página é dedicada aos Escuteiros do Pine Tree Camp, a Junior Leader Training Conference do Concelho de Viking em Minneapolis, no Minnesota.

Iniciado em 1989, o Pine Tree serviu como ponto de partida para redesenhar a Junior Leader Training Conference, um programa de formação de chefias com uma semana de duração, patrocinado pelos Concelhos locais, para os jovens que chefiam as suas Patrulhas e Grupos. Para além das alterações no programa e actividades técnicas Escutistas, uma ênfase renovada nos valores do Escutismo foi o elemento chave. Estes esforços levaram à revisão do Guia dos Formadores da Junior Leader Training Conference em 1993 e à incorporação de novos elementos nos programas de treino de chefias nos Boy Scouts of America. A ênfase no Escutismo como um lugar especial (um “abrigo seguro”), e o uso do processo de reflexão foram dois dos melhoramentos mais significativos.

Mais informação sobre a importância dos valores, no abrigo seguro no Escutismo, e no processo de reflexão, podem ser encontradas nas minhas páginas intituladas “Escutismo é um Jogo com um Propósito”.

Voltar aos Links da WWW


scoutnet-uk-wsotm.jpg (3344 bytes) A Pine Tree Web foi escolhida como “Web Site do Mês” para Outubro de 1998 pela ScoutNet UK. A ScoutNet UK é um dos mais extensivos sites Escutistas, disponibilizando recursos para o Escutismo no Reino Unido. Vale sempre a pena visitar.
space25.gif (58 bytes)
mag-scouting-cover.jpg (7152 bytes) A Pine Tree Web foi escolhida pela Scouting Magazine como uma das dez “Páginas Escutistas de Qualidade”. Este artigo, intitulado “Scoutmaster to Webmaster” apareceu na edição de Outubro de 1998 da revista. Scouting Magazine… é uma publicação oficial dos Boy Scouts of America. A última edição pode ser encontrada no BSA web site.
space25.gif (58 bytes)
A Pine Web Tree tem orgulho de ter sido galardoada com o Lord Baden-Powell Award para Excelência Escutista na World Wide Web.
space25.gif (58 bytes)




Os seus comentários e sugestões são bem vindas.
Por favor, escreva para:
Lewis P. Orans

Fernando Alves 

falves@geocities.com


Copyright © Lewis P. Orans
& Fernando Alves, 2000
Portuguese Translation: Fernando Alves 
Last Modified: 7:42 AM on March 13, 2000


Created and managed with Microsoft FrontPage
We rate with RSACi!